Azores Fishing Logo
Azores Fishing Logo Azores Fishing Logo

Vila Franca do Campo - O que fazer?

12-12-2017

Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha de São Miguel, leva-nos num passeio de linda beleza natural, como representa o seu lindo Ilhéu, cultural e histórica. Situado a sul da ilha de São Miguel, este pequeno concelho deslumbra-nos com as suas lindas praias, a sua riqueza paisagística, a sua história e a bem característica forma de receber quem o visita. Uma invasão de bem-estar e de vislumbre invade-nos a alma e faz-nos querer voltar e disfrutar. Uma pequena povoação virada a mar que disfruta deste gigante recurso para viver e aproveitar a vida ao máximo!

 

Beleza Natural

Ilhéu de Vila Franca do Campo

De paragem obrigatória em Vila Franca é sem dúvida o seu grandioso Ilhéu. Um pequeno paraíso formado por uma cratera de um antigo vulcão submerso e que proporciona uma intensa experiência a quem o visita. Classificado como reserva natural, o Ilhéu, irá deslumbrar pelas suas águas cristalinas, a sua formação geológica única, a imensidão de espécies endémicas que constituem a sua flora, já para não falar da incrível quantidade de espécies que podemos encontrar no mar. De maio a outubro existem viagens regulares que o podem levar a visitar esta magnífica maravilha natural e que o dão a possibilidade de passar umas horas ou até mesmo um dia de sensações fantásticas e de contacto com o que de melhor nos proporciona a natureza. Não esquecer de levar equipamento de snorkeling e máquina fotográfica. Vai querer registar todos os pormenores desta passagem no mais poderoso ilhéu de toda a região!

Vila Franca é também o concelho com mais praias da ilha de São Miguel. Praias de mar calmo e quente, levam-nos a querer mergulhar no conforto do verão, temperatura agradável e calmaria característica. Por vezes situadas em baías de uma beleza singular, as praias de Vila Franca proporcionam também passeios e vislumbres naturais inesquecíveis. Podem visitar a Prainha, a Praia Grande de Água D’Alto, a Praia do Degredo com a sua linda cascata e a Pedreira rodeada de falésias e calhaus. A Praia da Vinha D’Areia, o Corpo Santo e a incrível Praia da Amora que para além de permitir fazer praia num local sossegado, faz-nos tirar partido de uma descida pela costa natural.

 

As lagoas são também parte constituinte deste maravilhoso concelho. Aqui e de visita obrigatória estão a Lagoa do Fogo, a Lagoa do Congro e a Lagoa do Areeiro. O vulcão do Fogo que “une” sul e norte na parte central da ilha, dá forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau e tem a mostrar uma lagoa de águas muito azuis e uma lindíssima vegetação endémica. Paisagem de “deixar cair o queixo”, esta lagoa transporta-nos uma vez mais para uma experiência de paz e tranquilidade. 

A Lagoa do Congro ocupa uma cratera de explosão do tipo "maar", resultado de uma erupção freática, situada numa das mais ativas falhas geológicas da ilha.

 Uma caminhada deslumbrante ao encontro da água verde esperança, acompanhada da frescura imensa de altas árvores, natureza intacta e do som de várias espécies cativas do sítio fazem sentir a magia daquele sítio único. A Lagoa do Areeiro localizada numa cratera de explosão no Pico da Dona Guiomar, relativamente perto do Monte Escuro, leva-nos também à essência da natureza, à tranquilidade e à paz do turismo natural.

 

Cascata do Segredo, sítio de beleza singular e enternecedora, situada numa pequena e única aldeia de Vila Franca é sem margem para dúvidas um sítio a visitar e a preservar. Nesta aldeia, chamada Lugar da Praia pode também visitar a Central Hidroelétrica da Praia, núcleo museológico da Vila.

Miradouro do Castelo Branco

Miradouro da Senhora da Paz

Estes são os dois miradouros que permitem ter uma visão total sobre Vila Franca do Campo. A particularidade do Castelo Branco é permitir que do outro lado consigamos vislumbrar o Vale da Furnas e a sua linda Lagoa. No miradouro da Senhora da Paz pode ver todo o concelho e ainda visitar uma das mais emblemáticas ermidas de Vila Franca.

 

Ao passar em Vila Franca é de fazer crescer águas na boca as queijadas características do sítio. As famosas Queijadas da Vila do Morgado, são já consideradas um dos melhores doces conventuais da Região, trazendo uma experiência de sabor e textura inigualável. Uma receita antiga e com tradição de décadas, permite-o ter uma experiência de sabor de uma das especialidades gastronómicas de referência da ilha.

Vila Franca, terra de oleiros e olarias, também nos permite visitar as tão afamadas tendas tradicionais deste ofício. Uma experiencia que nos leva a outros tempos de vivências e de costumes, de grande importância preservar e de grande admiração a pormenores e trabalho manual. A Olaria do Mestre João da Rita é a única a funcionar presentemente e a única que o permite ainda ver a produção das peças feitas em barro ao vivo. Pode também visitar a Tenda do Mestre Batata e o Forno Comunitário Jacinto de Carvalho, ambos polos museológicos que guardam as raízes deste ofício. Aqui pode realmente colocar “a mão na massa” e tirar partido de uma experiência única ao trabalhar o barro na roda tradicional do oleiro.

Edifício histórico do centro de Vila Franca e de interessante visita, o Museu Municipal, agrupa em si a etnografia, tradições e história de Vila Franca. Numa visita guiada proporcionada pela instituição e de entrada grátis, podemos conhecer tudo o que da Vila nos possa levar a perceber que o passado forma o presente desta bela povoação.

Edifícios com centenas de anos emergem no centro histórico deste concelho, com características singulares e de beleza revestida de basalto e história. Não vai querer perder a visita ao Convento de São Francisco, que marca o início geográfico da Vila, a Igreja Matriz, com os seus belos ornamentos interiores e que marcam o renascer das cinzas desta vila após o terramoto de 1522, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra, o Convento de Santo André e a pequena Ermida de Santa Catarina junto ao mar.

A diversão também é de relevância no concelho. Tem aqui oportunidade de disfrutar de um conjunto de atividades disponibilizadas por diversos promotores turísticos que dão o seu melhor para colocar ao vosso dispor sensações inesquecíveis e experiências fantásticas.

Desde o mergulho aos trilhos, do whale watching à vela, andar de canoa ou pescar, em Vila Franca é o sítio certo. A bela marina concentra vários desses serviços, incluindo a Azores Fishing, a nossa promotora turística que está sempre pronta para lhe proporcionar a melhor experiência de pesca desportiva que já teve. Reconhecida já por clientes de vários países, a Azores Fishing disponibiliza um conjunto de ofertas de mar e pesca que não pode perder. Com a qualidade e sustentabilidade do serviço como algumas das suas maiores preocupações, a experiência proporcionada vai fazê-lo vibrar! Como parceira de outras empresas turísticas, pode também lhe reencaminhar para outras atividades de natureza e aventura que não vai querer perder!

0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário

Os mais vistos

categorias